Autoconhecimento, qualidade de vida, Saúde Emocional

6 Atitudes positivas para 2018

1. ACEITAÇÃO

Comece aceitando: Quem você é no atual momento; quais os recursos que você tem agora; o que você pode fazer neste instante. Por exemplo, você está caminhando e começa a chover. Sua condição é essa agora. Você pode escolher entre continuar caminhando na chuva ou procurar um abrigo.

Se optar por caminhar na chuva, aceite sua condição de ficar com as roupas encharcadas. Porém, se aceitar esperar a chuva passar em um toldo, não fique pensando nos minutos de caminhada que está perdendo, aceite sua condição de esperar…

Se for o toldo de uma cafeteria então, sente-se, tome um café e seja feliz por aquele instante…

 

2. VIVA O MOMENTO

Foque nos recursos do agora.

Muitas vezes ficamos presos nos ‘ias’ da vida: “eu queria fazer tal coisa”; “eu precisaria de dinheiro para isso”; “eu deveria agir de tal forma”…
Os ‘ias’ nos colocam em uma condição eterna de espera. Não nos leva a lugar algum. Não nos traz satisfação.

Precisamos colocar como base para todas as nossas ações o presente, o agora. Devemos substituir o “eu queria tal coisa” pelo “eu posso tal coisa neste momento”.
O momento do agora é que determina seu crescimento e sua satisfação pessoal. Não importa se é de categoria inferior, importa que seja um recurso realizável – Muitos de nós queríamos uma Ferrari, o que não é possível para a maioria, mas muitos de nós podemos batalhar para ter um carro acessível a nossa condição financeira e isso, por mais inútil que possa parecer, deverá ser o sentimento de conquista.

Pense ao enfrentar uma fila do banco e pagar o sexto boleto de vinte e quatro prestações: “estou conquistando mais uma batalha!” Não olhe para as dezoito restantes pensando ansiosamente em como irá pagar todo o resto, por que viver assim nos faz sofrer, não nos dá um pinguinho de satisfação e esquecemos que toda batalha é um processo, o que podemos afirmar como próximo item.

 

3. TUDO FAZ PARTE DE UM PROCESSO

Tudo na vida é um fluxo, nada é fixo.

Para evoluir é preciso pensar em tempo, planejamento, recursos, e paciência… Muita paciência…
As coisas irão acontecer se você colocar esses itens para jogo e não ficar ansioso para o que pode ou não acontecer. Comemore cada conquista, mínima que seja, é sempre uma escadinha para um objetivo maior. Vamos pensar assim – O que cansa mais: subir uma ladeira íngreme ou transformar essa ladeira em degraus, onde você pode subir um por vez?

Não corra o risco de tudo passar sem que você se dê conta de que está acontecendo. Planejar e olhar para as conquistas como um processo nos dá a sensação de que estamos caminhando, pois mais importante que o destino final, é sempre o percurso…

 

4. SEJA ‘VALORISÁVEL’

Valorize o ‘ser’, não o ‘ter’!

Você com certeza em algum momento da sua vida ouviu isso. E não é brincadeira. De nada adianta fazermos todos os processos mencionados anteriormente que não pudermos gostar daquilo que verdadeiramente somos.

Ficamos presos em conseguir conquistas materiais – carros, casas, roupas, celulares e no fundo não somos capazes de olhar para nós, com determinação, com respeito.

Ficamos num ciclo compulsivo sem fim, trocamos de celulares como se não houvesse amanhã, afinal, precisamos estar antenados, conectados, na moda, não podemos parar no tempo, mas esquecemos de trocar nossas atitudes que nos incomoda, muitas vezes nosso egoísmo, não conseguimos substituir nossos defeitos por algo menos prejudicial, porque no fundo, nem olhamos para eles… Vamos renovando as coisas materiais, mas somos incapazes de nos renovar internamente.

Para esse ano, substitua as atitudes negativas por positivas, muito mais do que você costuma substituir os seus celulares da moda…

 

5. ASSUMA UM COMPROMISSO COM VOCÊ

Ame-se!

Simples assim…

Na verdade não é tão simples, eu sei. A gente nunca se sente seguro, seja com o corpo, seja na autoconfiança, seja na autoestima…

Busque falar mais de você, sobre você e para você mesmo. Não tenha medo de parecer um tolo, mas converse consigo. Busque internamente a resposta para todas aquelas dúvidas, fale sobre o que você está sentindo, sobre como foi o seu dia, sobre como você pode melhorar naquele aspecto. Desenvolva novos hábitos se necessário, seja o seu melhor amigo, o seu próprio confidente e goste de ficar sozinho com você.

Se você é tão desagradável para estar em sua própria companhia, como vai querer que os outros lhe façam companhia?

 

6. TENHA MAIS TOLERÂNCIA, RESPEITO E EMPATIA

Talvez uma das mais importantes atitudes que você pode ter para esse ano novo é olhar para o outro com empatia.

 Empatia não é só mais uma palavra bonita da moda. Empatia é uma atitude que pode ser extremamente difícil no começo, mas se você começar a se colocar realmente no lugar do outro, verá que a empatia é algo mágico…

Você abre um leque de e sentimentos, desenvolve tolerância, respeito, amor ao próximo. A empatia muda o mundo externo, mas principalmente o interno. Ela nos transforma.

“Então, peraí, eu experimento me colocar no lugar do outro, mas quem se transforma sou eu? Uau! A empatia é mágica mesmo”.

Quando se pratica de modo verdadeiro, você começa a perceber que ela ter muito mais a ver com você do que com os outros.  A empatia é uma ótima atitude para começar a se desenvolver neste ano novo e que vai lhe servir por toda a vida. Experimente!

PsicOn | A Psicologia conectada com você

Autora: Bruna Gagetti

Deixe um comentário